LOGO DAGOSTINI
Solução Definitiva em PRÉ-MOLDADOS PARA SANEAMENTO e URBANIZAÇÃO
Telefone 51 3382.1400 - Fax: 3382.1405



Confira a Construção de Tubos e Blocos Estrutural de Concreto para Esgoto


SOLUÇÕES EM ESCOAMENTO, COLETAS E PASSAGENS SUBTERRÂNEAS.

Fabricante de soluções em escoamento, coletas e passagens subterrâneas a D’Agostini dispõe de inúmeros produtos para o saneamento tais como tubos de concreto simples ou armado, com junta rígida ou junta elástica; galerias pré moldadas; peças para construção de poço de visita; caixa de coleta; entre outros.

PRODUTOS DE CONCRETO

    Tubos de Concreto para Esgoto

As peças pré moldadas para aplicação em poço de visita e inspeção fabricados pela D'Agostini atendem as necessidades de obras de esgoto de órgão como o DMAE, CORSAN, DAEB, SANEP, SEMAE e SAMAE, onde se aplicam as peças de fundo, peças de transição (cone ou laje excêntrica)e anéis de modulação, normalmente estes PVs tem diâmetro de 400, 600, 1000 e 1200mm, com alturas variadas.

Há ainda as peças especiais de secção quadrada para aplicação em redes de grande diâmetro.




    Tubos de Concreto para Águas Pluviais

Os tubos para águas pluviais da D’Agostini são fabricados com toda tecnologia disponível para os tubos de esgoto, possibilitando com isso produzir tubos de qualidade superior, resultando no alcance de posição de destaque neste mercado.

As redes de escoamento pluvial podem ser construídas com tubos de junta rígida ou elástica, da classe “P”, sendo que em caso de ser elástica os tubos são necessariamente do tipo (PBJE, ponta e bolsa com junta elástica). Para os tubos com junta rígida são fabricados tubos do tipo MF (macho e fêmea) e PB (ponta e bolsa).

Os fabricantes do Rio Grande do Sul fabricam tubos com junta rígida com 1 metro de comprimento, a D’ Agostini já está disponibilizando alguns tubos de com 2 metros, sob consulta.

As classes de tubos para águas pluviais fabricados pela D’Agostini são: PS1, PS2, PA1, PA2, PA3, PA4.

Os de classe PS são sem armaduras e são fabricados até o diâmetro de 600 mm e os de classe PA, de 300 a 2000mm.

Construção de Tubos e Blocos Estrutural de Concreto para Esgoto
Galeria de Fotos

Diferenças e Vantagens PBJE - Compare e Entenda Porque é Melhor usar o PBJE

Aspecto Avaliado

Junta Elástica

Junta Rígida

Escavação em taludes

O volume pode ser menor por conta da possibilidade de fazer taludes verticais, uma vez que podemos ficar com a vala aberta por menos tempo.

Necessita de grandes extensões de vala aberta, o que determina maior cuidado com a segurança dos taludes.

Escavação com escoramento

A quantidade de peças para o escoramento poe ser menor tendo em vista a possibilidade de re-aterro logo após colocar os tubos.B26

Necessita de grande quantidade de peças para o escoramento pois precisa de tempo para construção e cura das juntas.

Reforço de Base

A preocupação com a estabilidade do fundo da vala pode ser menor, por conta de que a possibilidade de recalque diferencial é, em parte, absorvida pela junta elática.

A fim de evitar patologias nas juntas, a base deve ter garantia de estabilidade.

Descarga e Lançamento do tubo da vala

Necessita de equipamento de grande porte, pois os tubos têm quase o dobro do peso em relação aos tubos de junta rígida. Os tubos de 800 mm pesam 1300 kg e os de 1500 mm aproximadamente 4000 kg, por exemplo.

Necessita do dobro de operações e pode ser executado com equipamentos menores. Os tubos de 800 mm pesam em torno de 780 kg e os de 1500 mm aproximadamente 2000 kg.

Construção das Juntas

Coloca-se o anel de borracha e empurra-se um tubo contra a bolsa de outro. Para isso é necessário utilização de máquina que lançou o tubo ou de equipamentos do tipo "tirfor".

Após o assentamento do tubo são contruídas as juntas de argamassa de cimento e areia, ou concreto armado. Tem-se o dobro do número de juntas.

Re-aterro

Material de boa qualidade, devidamente compactado, incluindo cuidado especial com as laterais dos tubos.

Resistência

Padrão NBR 8890, porém a contrução e o nível de exigência de outras características do tubo junta elástica tornam-no mais resistente diminuindo as quebras em obra.

Considerações Finais sobre os Tubos PBJE

Como não há necessidade de contruir a junta com cimento e areia, é possivel cobrir a vala após a colocação dos tubos, tendo menos problemas com o trânsito, os moradores do entorno, e possiveis desmoronamentos da vala por conta de chuvas e acidentes. O comprimento dos tubos é de 2,00 m (o dobro dos comuns), fazendo com que se tenha a metade do trabalho durante a montagem.

    Galerias Celulares

Estando entre as maiores fabricantes de galeria pré- moldada do Estado do Rio Grande do Sul, a D’Agostini se destacou devido a utilização das melhores técnicas nos projetos e na fabricação de suas peças.

As galerias (Aduelas) são peças pré-moldadas em concreto armado com seção retangular ou quadrada normalmente aplicadas em galerias ou canais fechados para escoamento de água ou esgoto em grande volumes ou onde há necessidades técnicas especiais.

As Galerias pré moldadas são também bastante utilizadas para pontes e passagens, já que a possibilidade de multiplicação do sistema proporciona rapidez e segurança.

A D’Agostini produz galerias celulares em diversas seções de vazão e para variadas necessidades de carga, seguindo as recomendações da norma técnica brasileira NBR 15.396 . É possível serem feitas peças desde 0,50 x 0,50 m até 4,00 x 4,00 com diversas modulações.

Fabricando este produto há mais de 15 anos, possuímos equipes experientes e capacitadas, através de procedimentos padronizados, equipamentos modernos e com constante controle de qualidade.

Poços de visita e inspeção:

As peças pré-moldadas para aplicação em poço de visita e inspeção fabricadas pela D'Agostini atendem as necessidades de obras de esgoto de órgão como o DMAE, CORSAN, DAEB, SANEP, SEMAE e SAMAE, onde se aplicam as peças de fundo, peças de transição (cone ou laje excêntrica) e anéis de modulação, normalmente estes PVs tem diâmetro de 400, 600, 1000 e 1200mm, com alturas variadas.

Há ainda as peças especiais de secção quadrada para aplicação em redes de grande diâmetro.

Galeria de Fotos
    Poços de Visita e Inspeção

As peças pré moldadas para aplicação em poço de visita e inspeção fabricados pela D'Agostini atendem as necessidades de obras de esgoto de órgão como o DMAE, CORSAN, DAEB, SANEP, SEMAE e SAMAE, onde se aplicam as peças de fundo, peças de transição (cone ou laje excêntrica)e anéis de modulação, normalmente estes PVs tem diâmetro de 400, 600, 1000 e 1200mm, com alturas variadas.

Há ainda as peças especiais de secção quadrada para aplicação em redes de grande diâmetro.

Galeria de Fotos